quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Foto de festa em família, publicada por Ana Paula Valadão, causa polêmica nas redes sociais devido a gesto considerado satânico


Na noite de ontem, 18/12, a cantora Ana Paula Valadão, líder do Diante do Trono, publicou uma imagem de uma festa em família, porém a repercussão perante os admiradores nas redes sociais não foi das melhores.
Foto de festa em família, publicada por Ana Paula Valadão, causa polêmica nas redes sociais devido a gesto considerado satânicoA festa, em comemoração ao filho do pastor André Valadão, Lorenzo, possuía decoração temática do personagem de revistas em quadrinhos Homem-Aranha, que possui um gesto característico de seu movimento de lançar teias.
twitter apv
Na foto, toda a família Valadão está reunida e reproduzindo o gesto, que se assemelha à reprodução de um chifre. No meio evangélico, muitos associam o símbolo ao diabo.
Os comentários feitos no Instagram, por boa parte dos seguidores, dão o tom da polêmica. Abaixo, reproduzimos alguns deles:
-As pessoas estão ficando cegas. Colocam o fanatismo e a admiração acima da Bíblia.
-Foi-se o tempo que festinha de filhos de crentes tinha temas bíblicos. Hoje só se usa para vender DVD e fazer shows! Pobres cristãos modernos!!!
-Todos cristãos de verdade sabem o que este gesto significa. Esta família sempre me abençoa com palavras, mas infelizmente foram infelizes nesta foto.
Alguns comentários, no entanto, tentavam equilibrar a discussão:
-É impressionante como as pessoas se acham no direito de julgar os outros!!! Pq cada um não cuida da sua própria vida?
-Tem que ser muito idiota pra ficar polemizando com o nada. Parabéns a essa família que tem levado Deus ao Brasil!
-Meu Deus, quanta gente louca igrejas malucas têm formado…
Apesar de toda polêmica, a cantora não voltou ao assunto para comentar as considerações feitas por seus seguidores nas redes sociais. Veja abaixo, a imagem ampliada:
niver familia valadao
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Tencologia da Nasa permite que manuscritos do Mar Morto sejam consultados pela internet


Os manuscritos do Mar Morto são documentos reconhecidos por sua extrema importância para o cristianismo e judaísmo. A coleção de escritos, datados com mais de dois mil anos, tem entre os textos que fazem parte da coleção os Dez Mandamentos, o capítulo 1 do livro de Gênesis, o livro de Salmos e o livro de Isaías.
Tencologia da Nasa permite que manuscritos do Mar Morto sejam consultados pela internetConsiderados uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XX, os escritos que desde 1965 só eram disponíveis a quem ia ao Santuário do Livro, em Jerusalém, as obras agora estão disponíveis para consulta em todo o mundo. De acordo com o anúncio feito pela Autoridade de Antiguidades israelense nesta terça-feira (18), o material foi digitalizado para ser acessado pela internet com o uso de técnicas modernas de tratamento de imagem que foram desenvolvidas pela Nasa.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Autoridade de Antiguidades israelense e o Google, que no ano passado viabilizou a digitalização de cinco manuscritos. Os procedimentos empregados permitirão também analisar melhor o estado de conservação dos manuscritos, segundo o iG.
Os documentos mais antigos remontam ao século III antes de Cristo. O mais recente foi redigido no ano 70, no momento da destruição do segundo Templo judeu por legiões romanas. O lugar onde foram encontrados foi localizado por acaso por um pastor de cabras em 1947, em Qumran, em uma gruta perto do Mar Morto na Cisjordânia.
Os manuscritos podem ser vistos no site http://dss.collections.imj.org.il/.
Assista ao vídeo do Google explicando o projeto:
O áudio está em inglês, porém o Youtube disponibiliza legendas com tradução automática.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Pesquisa mostra que após cristãos e mulçumanos, sem-religião são 3º maior grupo no mundo


Os resultados do primeiro relatório Global Religious Landcaspe (Panorama Global da Religião) apontam que o grupo dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião já é o terceiro em todo o mundo, ficando atrás apenas dos que se dizem cristãos ou muçulmanos.
Pesquisa mostra que após cristãos e mulçumanos, sem-religião são 3º maior grupo no mundoA pesquisa foi realizada com dados de quase todo o planeta e organizada pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública, parte da organização independente Centro de Pesquisas Pew, em Washington.
As pessoas que se declaram ateus, agnósticas ou não filiadas a alguma religião formam 16,3% da população mundial, ficando atrás apenas dos 31,5% da população mundial que se consideram cristãos (incluindo católicos romanos, ortodoxos e protestantes), e dos muçulmanos (sunitas e xiitas), com 23,2% do total.
Em seguida aparecem hindus, 15%, budistas (7,1%), seguidores de religiões étnicas ou folclóricas (5,9%) e judeus (0,2%).
Segundo a BBC, a pesquisa mostra que no Brasil, 7,9% dizem não ter religião ou não acreditar em divindade, sendo que 88,9% se declaram cristãos. Cerca de 2,8% dos brasileiros dizem pertencer a religiões étnicas, como o candomblé. Outros grupos, como judeus e muçulmanos, são menos de 1%.
Na China, 52,2% estão no grupo dos não religiosos. A maior parte dos que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião estão em países comunistas ou ex-comunistas, onde tradicionalmente a religião não foi vista com bons olhos, como em Cuba, onde são 23% da população.
O país menos religioso na América Latina, segundo o estudo, é o Uruguai, com 40,7% da população dizendo não pertencer a nenhuma denominação. Entre eles está o presidente do país, José Mujica, que se diz agnóstico.
Por Dan Martins, para o Gospel+

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

2012: Tudo o que você precisa saber sobre o fim do mundo


À medida que internet se expande, mais informações passam a ser acessadas transformando o simples ato de navegar na rede na mais fantástica forma de disseminação do conhecimento jamais ocorrida na história da humanidade.

Apesar disso ser motivo de orgulho da nossa sociedade, a grande rede também contribui de forma assustadora na propagação do falso conhecimento, já que criar um blog com artigos pseudocientíficos, falsos ou alarmantes é a coisa mais fácil do mundo.
Um dos assuntos preferidos desses blogs - e até de sites maiores - é o Fim do Mundo, previsto para acontecer em 21 de dezembro de 2012. Esse "evento" será provocado por uma série de acontecimentos coincidentes, confusos e desconexos, mas não menos fantásticos e lucrativos, aliás, muito, muito lucrativos.
Segundo esses blogs, parece que tudo acontecerá ao mesmo tempo em 2012, data em que todas as forças naturais ou ocultas do Universo se juntarão contra nosso planeta e o destruirão, dando início à uma Nova Era ou à extinção da humanidade, não se sabe bem o que.

Forças Ocultas
De acordo com o previsto, em dezembro de 2012 ocorrerá um alinhamento de planetas, com a Terra se alinhando com o centro da Galáxia. Quando isso ocorrer, forças até então desconhecidas criarão fenômenos naturais que o Homem jamais experimentou, com mortes e destruição em escala gigantesca.
Além do alinhamento planetário, nosso Sol também entrará em um período de atividade magnética sem precedentes, disparando partículas solares contra a Terra. Esse intenso bombardeio cósmico destruirá equipamentos e fulminará os seres vivos, já que a magnetosfera protetora terá sido extinta pelas forças naturais criadas pelo alinhamento.
Como se não bastasse, tudo isso será tremendamente amplificado pela inversão do campo magnético da Terra, que fará o planeta girar ao contrário, fenômeno esse que será provocado pelo alinhamento ou pelo choque do planeta Nibiru ou Hercólubus, que se aproximam do nosso planeta em rota de colisão inevitável.
Todo esse cataclismo varia tremendamente entre um blog ou outro, não havendo coerência entre os fatos narrados, que podem mudar de acordo com a interpretação de quem escreve ou lê. No entanto, todos se alicerçam em um fato em comum e alardeado como a mais pura verdade da humanidade: A Profecia Maia do Fim do Mundo.

Saindo das Trevas
Antes de trazer luz aos fatos, é importante destacar que tudo que foi mostrado acima não tem qualquer embasamento científico e sob esse ponto de vista não há qualquer evento previsto para acontecer em dezembro de 2012. Filmes, textos e programas de televisão que afirmam o contrário devem ser vistos apenas com o propósito da diversão e entretenimento, que como dissemos no início do artigo, são bastante lucrativos!

Qual a origem? Porque 2012?
Ao que tudo indica, toda essa história começou com o alerta de que Nibiru, um hipotético planeta descoberto pelos Sumérios há mais de 4 mil anos irá se chocar contra a Terra. A catástrofe estava inicialmente prevista para acontecer em maio de 2003, mas como nada aconteceu o dia do Juízo Final foi mudado para dezembro de 2012. Essa data foi escolhida por marcar um importante ciclo do Calendário Maia, que por pura coincidência termina exatamente no solstício de verão de 2012, no dia 21 de dezembro.

Quem eram os Maias?
Os Maias formavam uma civilização mesoamericana que atingiu o ápice do desenvolvimento entre 250 D.C e 900 D.C e é considerada como uma das mais dinâmicas sociedades do mundo pré-colombiano.

Os Mais eram excelentes astrônomos e observadores e mapearam com bastante precisão as fases e movimentos de diversos corpos celestes, especialmente a Lua e Vênus. Além disso, desenvolveram um complexo e preciso sistema de medição de tempo baseado em dois calendários principais chamados Tzolk'in, de 260 dias e Haab', de 365 dias, mas nem um dos dois numerava os anos.

O Calendário Maia
Para formar uma data os Maias faziam combinações entre um símbolo Tzolk'in e um símbolo Haab' e esse sistema era suficiente para satisfazer a maior parte da sociedade, já que qualquer combinação não se repetia antes de 52 anos, tempo bem maior que a expectativa de vida comum da época. Este período era conhecido como um Ciclo de Calendário e era sempre marcado por tensões e má sorte entre eles, que aguardavam ansiosos para ver se os deuses concederiam outro ciclo de 52 anos.
Apesar de ser um método engenhoso de contar os dias, o calendário de 52 anos não permitia aos Maias datar longos períodos de tempo e para isso era usado o calendário da contagem longa, de base 20.
A palavra Maia para dia era k´in. O período de 20 k´ins era chamado de Winal e 18 Winals, o equivalente a 360 dias, era chamado de tun. 20 tuns eram chamados de K´atun (19.7 anos) e 20 k´atuns eram chamados de B´ak´tun e equivalia a 394.3 anos. Se achou um pouco confuso a tabela abaixo ajuda a compreender.


Por que 2012?
Ao que tudo indica, toda a mística envolvendo o ano de 2012 se deve a uma interpretação errônea desse calendário, aliada à algumas coincidências verdadeiras e outras inventadas ou manipuladas.
No primeiro caso, não se sabe se por ignorância ou má fé, consideraram o último dia do 13º b´ak´tun (21 de dezembro de 2012) como a data derradeira do calendário, mas isso não é correto. Da mesma forma como nossa contagem não termina em 31 de dezembro, a contagem maia também não finaliza no 13 b´ak´tun, pois ainda se seguirão os b'ak'tuns 14º a 20º, continuação natural do calendário da contagem longa de base 20.

Má Fé
Segundo a pesquisadora Sandra Noble, diretora executiva da organização de pesquisa mesoamericana FAMSI, a apresentação de dezembro de 2012 como um evento de fim de mundo ou uma grande mudança cósmica é uma completa invenção e uma chance de muita gente ganhar dinheiro. "Usaram de má fé e ignoraram completamente a continuação do calendário de contagem longa. Não me surpreenderei se em janeiro de 2013 essas mesmas pessoas anunciarem uma nova data de fim do mundo", disse Noble.

Alinhamento
Com relação às coincidências, a primeira delas é que em 21 de dezembro o Sol atinge a maior declinação medida a partir da linha equador, quando se inicia o verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte. Além disso, em 2012 estaremos praticamente no ápice do ciclo da máxima atividade solar, com maior quantidade de tempestades geomagnéticas ocorrendo no planeta. Juntando essas duas coincidências ao fato de que em 21 de dezembro sempre ocorre o segundo "alinhamento" anual entre o Sol, Terra e centro galáctico, fica fácil entender por que essa data foi escolhida.

Além das coincidências mostradas, 21 de dezembro de 2012 é a data que os místicos elegeram para o impacto do hipotético planeta Nibiru contra a Terra e também de uma alardeada abrupta mudança na orientação dos polos magnéticos da Terra.
Como foi dito no início do artigo, de acordo com os místicos parece que tudo acontecerá ao mesmo tempo em 2012. As consequências não são claras e cada defensor de uma teoria aponta rumos diferentes para os acontecimentos que se sucederão após 21 de dezembro de 2012, desde a destruição total do planeta até o início de uma Nova Era. No entanto, essa visão não é compartilhada pela ciência, que se baseia em fatos concretos e não em profecias ou ilusões.

Posição da Ciência
Com o objetivo de trazer um pouco de luz sobre o assunto, preparamos uma série de respostas de como a ciência enxerga as coincidências mostradas e o que de fato pode acontecer em 2012 sob esse ponto de vista. Perguntas como "Nibiru vai se chocar contra a Terra?" ou "Os polos magnéticos vão se inverter?" serão respondidas de forma simples e objetiva, sem muito tecnicismo.
Nossa intenção não é fazer com que as pessoas que tenham opinião contrária, mudem de opinião. Isso é praticamente impossível. Nosso objetivo é apenas mostrar a verdade científica para aqueles que ainda têm dúvidas sobre o assunto ou que nunca ainda tenham ouvido falar sobre ele.

Fatos e Mitos sobre 2012
Existem diversos sites e blogs dizendo que o mundo vai acabar em 2012. O que vai acontecer?
Nada de diferente ou de ruim vai acontecer com a Terra nesse dia. Não existe nenhuma catástrofe prevista pela ciência, nem planetas em rota de colisão, nem asteroides se aproximando a toda velocidade. Não existe nenhum fato científico que mostre que o mundo vai acabar em 2012.

É verdade que vai acontecer um alinhamento planetário em 2012?
Não, isso não é verdade. O que vai acontecer em 21 de dezembro de 2012 será o "quase alinhamento" entre a Terra, o Sol e o centro da Galáxia, mas é muito importante lembrar que isso ocorre todos os anos nessa época do ano e não apenas em 2012.
O suposto "alinhamento" também acontece em 21 de junho, quando a Terra está na posição contrária da órbita com relação a dezembro, ficando entre o Sol e o centro da Via Láctea. Essa disposição ocorre há milhões de anos e não constitui nenhuma novidade. Com relação aos outros planetas, nem de longe a posição deles em 21/12/2012 se assemelha a um alinhamento, conforme mostra a carta celeste.

Existe mesmo um planeta chamado Nibiru ou Planeta-X que vai se chocar com a Terra?
Nibiru é o nome de um suposto planeta proposto pelo escritor Zecharia Sitchin. Segundo ele, o planeta já era conhecido pelos Sumérios há mais de 5500 anos e tem um período orbital de 3600 anos.
No entender dos seguidores de Sitchin, Nibiru se aproximaria de novo em 2003, mas como nada aconteceu mudaram a data para 2012. Em 2008 diziam que já era possível vê-lo a olho nu a partir de 2009, mas como ninguém o observou até agora o assunto ficou meio esquecido.
Nibiru e outras histórias não passam de "pegadinha de internet" e antes do advento da rede mundial de computadores ninguém falava nesse assunto, que tomou fôlego a partir do final da década de 1990.
Não existe qualquer base científica para a afirmação da existência de Nibiru. Caso o planeta realmente existisse, astrônomos do mundo inteiro já o teriam visto e calculado sua órbita. Não seria necessário supertelescópios nem agências espaciais, apenas observações normais que qualquer pessoa pode fazer.
Com relação ao Planeta-X, esse é o nome que se dá a qualquer corpo hipotético que possa causar perturbações gravitacionais em outros objetos, mas que ainda não tenha sido descoberto. Plutão, por exemplo, já foi chamado de Planeta-X. Eris e Ceres também.
Atualmente, alguns cientistas especulam sobre a possibilidade de um objeto de grande dimensão localizado há mais de 1 ano-luz de distância (9 trilhões de km), nas proximidades da nuvem de Oort. A existência desse objeto foi proposta em 1999 pelo astrofísico John J. Matese, da Universidade de Louisiana, a partir de perturbações gravitacionais exercidas em cometas localizados no interior da Nuvem, mas até agora não foram encontradas provas de sua existência.

Os polos da Terra vão se inverter?
Muito se fala sobre a inversão dos polos magnéticos da Terra. Alguns dizem que eles se inverterão abruptamente, enquanto outros afirmam que quando isso acontecer a catástrofe será total.

Ao que tudo indica, desde que a Terra existe os polos magnéticos já trocaram de posição por diversas vezes. Essa informação foi obtida após a análise dos minerais ferromagnéticos contido nas rochas, que mostraram que essas inversões ocorrem em intervalos não regulares de cerca de 250 mil anos. No entanto, não existe qualquer comprovação de que isso oconteceu abruptamente, com exceção de algumas localidades do planeta que ainda estão sendo investigadas.
Segundo os geofísicos, as inversões do campo magnético são muito lentas e neste exato momento estamos passando por uma delas. Isso significa que em 250 mil anos os polos magnéticos poderão estar em lugares opostos ao que estão hoje.
Assim sendo, não há nenhum risco de que isso acontecerá em dezembro 2012.

O eixo da Terra poderá mudar de inclinação?
É importante explicar que a inclinação do eixo da Terra foi determinada há milhões de anos, quando todo o Sistema Solar ainda estava em formação. Não se sabe exatamente como isso aconteceu, mas acredita-se que foi devido ao choque com algum dos inúmeros asteroides que rodeavam nosso planeta naquela época.
Para que o eixo da Terra seja abalado é necessária uma força descomunal, inimaginável. Nenhuma força terrestre conhecida tem capacidade de alterar essa inclinação. Isso só seria possível se algum objeto muito grande, de dimensões planetárias, se chocasse contra a Terra e até agora os cientistas não tem conhecimento de qualquer objeto que esteja vindo em nossa direção.

A Atividade Solar está aumentando?
O Sol passa por períodos de alta e baixa atividade a cada 11 anos, chamados mínimos e máximos solares. Os cálculos mostram que o próximo máximo solar ocorrerá em março de 2013 e até lá deveremos observar momentos de muita instabilidade na estrela.

Em 2012 poderemos presenciar diversas tempestades solares, com efeitos na Terra que podem ir desde simples auroras boreais até avarias e blecautes elétricos, além de falhas nas radiocomunicação e panes em sistemas eletrônicos, especialmente satélites.
Responsável por milhões de dólares de prejuízo todos os anos, as tempestades solares são comuns e a cada dia novas medidas são tomadas na proteção e prevenção dos patrimônios sujeitos a esses fenômenos.
Apesar de possíveis prejuízos, cenários como aqueles apresentados em documentários, em que os humores do astro-rei causam blecautes mundiais que beiram o Armageddon, não passam de obra de ficção.

Resumindo
Para finalizar, se você está com medo de que alguma coisa desconhecida possa acontecer em 2012, nosso conselho é para você relaxar e não se preocupar. Não leve a sério os blogs e sites que apregoam o fim do mundo. No fundo, tudo o que eles querem é ter mais audiência e não estão nem um pouco interessados em explicar para você o lado científico das coisas. Para eles, quanto mais confuso você ficar, melhor.
Esperamos ter ajudado!

Foto: No topo, ceno do filme "2012". Cortesia: Columbia Pictures. Na sequência, mapa histórico dos territórios habitados por povos de língua maia. Em seguida, exemplo da contagem do calendário maia e carta celeste mostrando a posição dos astros em 21 de dezembro de 2012, dia do solstício de verão no hemisfério sul e do "alinhamento" entre a Terra, Sol e Centro Galáctico. Créditos: Wikimedia Commons, Apolo11.com.
 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A contenda e seus desastres

A CONTENDA E SEUS DESASTRES

"E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa, por isso chamou o seu nome Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram um outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna. E partiu dali e cavou um outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra." Gn 26.20-22

Vemos neste texto que a contenda provoca inimizade, e aqueles que permanecem fiéis à Deus e não se envolvem em contendas serão abençoados. Para nossa melhor compreensão, vamos analisar alguns detalhes de Gn 26.20-22:

* SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS.

ESEQUE-contenda

SITNA-inimigo, inimizade. Sitna é uma palavra hebraica que deu origem ao nome "Satanás", literalmente; adversário.

REOBOTE-alargamento e prosperidade.

* O QUE OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS ENSINAM:

1º) A contenda começa onde há interesse pessoal e egoísta. No caso, os pastores de Gerar se interessaram pelo poço cavado pelos pastores de Isaque ( confira o versículo 19: "Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas." Gn 26.19).

2º) Depois de começada a contenda, vem a inimizade. Os pastores de Isaque não se importaram em perder o poço que eles mesmos cavaram, mas os pastores de Gerar voltaram a contender pelo o outro poço que foi cavado, e daí começou a inimizade entre ambos.
(Gn 26.21).

3º) Isaque e seus pastores saíram do lugar onde havia contenda e inimizade, e como resultado de seu bom procedimento, ele foi abençoado por Deus ( Gn 26.22).

Para compreendermos ainda mais os resultados negativos causados pela contenda, vamos olhar para o que a Bíblia diz sobre o assunto.

* COMO COMEÇA A CONTENDA:

1º) Pessoas orgulhosas e soberbas. "O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará"(Pv 28.25).

 "Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria"(Pv 13.10). 

Mas os orgulhosos serão arruinados(" A soberba precede a ruína, e altivez do espírito precede a queda." Pv 16.18).

E Deus resite os soberbos ( " Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes." Tg 4.6).

2º) Pessoas em pecado. "O que ama a contenda ama a trangressão; o que alça a sua porta busca a ruína" ( Pv 17.19).

 " perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas." Pv 6.14).

3º) Pessoas carnais. "...porque ainda sois carnais, pois havendo entre vós inveja, CONTENDAS, e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?" (1Co 3.3 grifo meu).

 " Donde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"(Tg 4.1). 

A Palavra de Deus assegura que os carnais não herdarão o Reino de Deus ( Gl 5.19-21).

* DEUS DETESTA A CONTENDA

" Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:...
..., e o que semeia contendas entre irmãos" (Pv 6.16-19).

* A CONTENDA DESTRÓI A UNIDADE DA IGREJA

"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.

 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da familia de Cloe que há contendas entre vós." (1Co 1.10,11)

* PARA MANTERMOS A UNIDADE DA IGREJA, É PRECISO RESISTIR À TENDÊNCIA DE CONTENDER

" Ma, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus." (1Co 11.16) Confira Fp 2.1-3,14,15; 2Tm 2.23,24.

* COMO VENCER A CONTENDA?

1º) Com amor (Pv 10.12; 1Pe 4.8).

2º) Com oração ( Jd 17-21).




Pastor André Luiz 

Igreja Nova Geração Cristã

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Encontro de líderes evangélicos com a Rede Globo confirma Festival Promessas de 2013 e define bandeiras políticas


Uma reunião fechada daCONCEPAB, confederação nacional que reúne pastores evangélicos de dezessete estados do país, confirmou a aproximação dos líderes evangélicos com a Rede Globo.
A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, em sua coluna Radar On-Line, na revista Veja, que afirmou que o encontro “ratificou uma aproximação com a Globo e definiu algumas bandeiras políticas para os próximos anos”.
O acordo entre a CONCEPAB e a emissora inclui o apoio dos evangélicos ao Festival Promessas de 2013. e também que a emissora fará a cobertura das Marchas para Jesus, também no ano que vem.
Jardim informou também que, além da programação evangélica na emissora, os pastores fecharam uma pauta política mínima, que passa pela definição de projetos de lei que criem, por exemplo, o Dia do Nacituro (em defesa da vida e contra o aborto), Lei Seca nos estádios da Copa, e combate ao infanticídio indígena. Causas que devem ser adotadas por candidatos que vierem a apoiar nas próximas eleições.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Desenho “Os Simpsons” é multado por episódio com Bíblia sendo queimada e Deus servindo café ao diabo


O canal de televisão turco CNBC-E foi multado em 22.600 euros por exibir um episódio do desenho animado “Os Simpsons” em que Deus é retratado servindo uma xícara de café a “Satã”. De acordo com o jornal Hurriyet, no episódio Deus também encoraja os jovens a consumir álcool por ocasião do Ano Novo e a morte é incentivada por “ordem divina”.
A multa foi determinada pelo Alto Conselho do Audiovisual (RTUK), que justificou sua decisão afirmando que o episódio “debocha de Deus”.
- A Bíblia é publicamente queimada e Deus e Satã são mostrados sob a forma de humanos”, denuciam as autoridades citadas pelo Hurriyet.
O RTURK já é conhecido por tomar outras decisões controversas, como na ocasião em que condenou um canal de televisão por mostrar o capitão Haddock, personagem do desenho Tintin, fumando um cachimbo.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Jornalista do SBT Rachel Sheherazade critica pedido para tirar menção a Deus das notas de Real: “Foi falta do que fazer”


O pedido do MPF (Ministério Público Federal) para suprimir da referência a Deus das cédulas do real foi negado recentementepela juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo.
O caso foi comentado pela jornalista Rachel Sheherazade, do SBT, que classificou os autores do pedido como intolerantes, por “voltarem sua ira contra a minúscula citação ['Deus seja louvado'] nas notas do real”.
Ela comentou a decisão da juíza, que declarou que a menção de Deus nas notas não parece ser um direcionamento do estado na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença. Ela afirmou ainda que o cristianismo inspirou toda nossa cultura, inclusive a Constituição Federal, que seria, segundo ela, o próximo alvo desse tipo de proposta
- É no mínimo uma ingratidão à doutrina que inspirou nossa cultura, nossos valores e até mesmo a nossa própria Constituição, promulgada sob a proteção de Deus – declarou a jornalista, que concluiu afirmando que o pedido foi uma “falta do que fazer”.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Após reprise de “Rei Davi”, Rede Record reexibirá “A História de Ester” para competir com “Salve Jorge”


A ideia inicial da Rede Record foi aproveitar a reprovação de alguns evangélicos para com a nova novela da Rede Globo, “Salve Jorge”, e conseguir a audiência cristã reexibindo pela terceira vez a minisérie bíblica “Rei Davi”. Apesar da audiência não ser grande, ela ficou acima das expectativas da emissora e por isso a TV do Bispo Edir Macedo vai reprisar também “A História de Ester” logo após o fim da série sobre o rei bíblico.
Produzida em 2010, a primeira minissérie bíblica da Rede Record vai ter sua terceira reprise no ar de segunda a sexta às 21:15 horas logo após o Jornal da Record e antes de “Balacobaco” e “Fazenda de Verão”, segundo o UOL. A última reprise da minissérie, exibida nas tardes de novembro e dezembro de 2011 gerou apenas cerca de 2 pontos de média por episódio e no final acabou sendo retirada do ar antes mesmo do previsto por deixar a emissora longe da vice-liderança no horário.
A Globo vem tendo em média 28 pontos de audiência com a novela Salve Jorge, uma das piores médias da história recente de novelas das 21 horas, isso acontece devido a péssima recepção do público e da crítica para a nova novela da autora ateísta militante Glória Perez, porém as emissoras concorrentes também não estão ganhando audiência. O resultado disso é a diminuição do número de televisores ligados no horário, segunda o relatório do Ibope sobre o mês de novembro lançado nesta segunda-feira (3).

Polêmica na faixa horária

Quando a Record anunciou que exibiria a reprise de séries bíblicas para competir com “Salve Jorge” uma larga publicidade foi feita pela emissora e pela Igreja Universal para conseguir que os evangélicos escolhessem ver a programação da Record ao invés a da Globo, inclusive o próprioBispo Edir Macedo utilizou seu blog pessoal para pedir isso, porém dias depois a emissora da Barra Funda anunciou o programa “A Fazenda de Verão” dando destaques a “azaração” e a participantes homossexuais. A atitude gerou a ira dos evangélicos que dias antes haviam felicitado a Record.

Sobre “A História de Ester”

A minissérie foi a primeira das três séries bíblicas já produzidas pela Rede Record e teve boa audiência. “A História de Ester” foi escrita por Vivian de Oliveira, mesma autora de “Rei Davi”, e teve no elenco nomes como Gabriela Durlo, Marcos Pitombo, Paulo Gorgulho e Vanessa Gerbelli, a direção geral ficou por conta de João Camargo.
Por Renato Cavallera, para o Gospel+

Marisa Lobo divulga carta aberta ao deputado Jean Wyllys: “Mostrou mais uma vez sua infantilidade parlamentar e intolerância”


A psicóloga Marisa Lobo enviou à redação doGospel+ uma carta aberta ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), como resposta à hostilidade que, segundo ela, o político apresentou na Audiência Pública que aconteceu do dia 27/11, na Câmara Federal em Brasília.
Marisa Lobo divulga carta aberta ao deputado Jean Wyllys: “Mostrou mais uma vez sua infantilidade parlamentar e intolerância”A audiência em questão aconteceu na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir o Projeto de Decreto Legislativo 234/2011 proposto pelo deputado João Campos (PSDB-GO), que tenta sustar partes da Resolução do Conselho Federal de Psicologia que falam sobre a relação do profissional de psicologia quanto à orientação sexual de seus pacientes.
Na carta, a psicóloga afirma que Wyllys tentou desconstruir e ridicularizar sua imagem, bem como a do pastor Silas Malafaia fazendo uso de “caretas, falas alteradas e estrelismo”. Marisa Lobo afirma ainda que o parlamentar usou seu tempo de fala na audiência não para discutir o tema proposto, mas para disseminar o preconceito.
Marisa Lobo falou também das críticas do deputado ao fato de seu currículo profissional não estar publicado na plataforma, afirmando não se tratar de algo obrigatório para se demostrar capacidade profissional. Ela afirmou ainda que não precisou de mestrado para ter livros publicados. Ela disse ainda que o deputado deveria colocar em seu currículo na plataforma sua passagem pelo reality show Big Brother Brasil, que foi o que o deu fama nacional.
Para Marisa, a atitude de Jean Wyllys foi uma demonstração de “infantilidade parlamentar e intolerância”.
Leia a carta na íntegra:
Carta aberta Resposta da Psicóloga Marisa Lobo ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ)
Na última audiência do dia 27/11, na Câmara Federal em Brasília, na comissão de seguridade social, onde estava presente como psicóloga juntamente com o meu colega psicólogo e pastor Silas Malafaia, discutindo o projeto do deputado João Campos apelidado maldosamente pela militância gay de “Cura Gay”, fomos citados pelo então pelo deputado que causou frisson na audiência dando seu “show particular”. Este cidadão, que hoje é deputado, nos tratou de forma intolerante e preconceituosa, chamando inclusive nosso povo presente de “ESSA GENTE”, mostrando claramente em sua fala e em sua linguagem não verbal o quanto nos despreza.
Na ocasião, debaixo de caretas, falas alteradas e estrelismo, o deputado Jean Wyllys na tentativa de desconstrução, tentou ridicularizar minha imagem e do pastor Silas, se valendo dos seus minutos de palavra (que deveria ser usado pra discutiu o assunto proposto, mas como já é de sua característica, usa para disseminar preconceito) de forma lamentável, mostrou mais uma vez sua infantilidade parlamentar e intolerância, destilando seu veneno ardiloso pontuando de forma “cínica” e oportunista, que meu currículo profissional e do pr. Silas Malafaia não consta na plataforma Lattes, induzindo a sociedade ao erro de acreditar que estar nesta plataforma, que é apenas para ferramenta de divulgação de curriculum, seja prerrogativa para qualquer produção científica e ou capacitação profissional.
Esclareço que sim, para quem deseja, é interessante divulgar seu currículo nesta plataforma mas, jamais obrigatória. Ela é usada como uma ferramenta válida de divulgação, porém temos muitos profissionais que não gostam de expor sua vida nesta ferramenta como o pastor Silas que, cá entre nós, o que menos precisa é expor sua qualificação, pois seu sucesso profissional e sua liderança mundial falam por si.
Segue minha resposta ao então deputado ex BBB de 13016 votos (sortudo):
1. O senhor mais uma vez provou sua ignorância e arrogância e demonstrou sua perseguição, pois falou cheio de razão que meu currículo e do psicólogo Silas Malafaia não estão nesta ferramenta de divulgação de currículos, como se fosse condição alguma para qualificar um profissional. Perseguição, nobre deputado? Ou sua especialidade é induzir a população ao erro?
2. Com todo respeito aos profissionais de letras, somente a título de esclarecimentos eu, Marisa Lobo, não precisei ser professora de letras, como o senhor, para ser escritora. Tenho 3 livros publicados por grandes editoras (arte editorial, e editora fôlego), e mais 7 produções independentes, 4 em andamento, DVDs, além de diversos artigos publicados em revistas e jornais de sites de expressão. Não precisei fazer mestrado para ser escritora… Pago redator, mas fiz habilitação para magistério superior, pois constantemente sou convidada a dar palestras em cursos de prevenção às drogas, um cuidado apenas profissional.
3. Com todo respeito aos profissionais de jornalismo, deputado, também não precisei estudar jornalismo (uma faculdade infelizmente ainda não reconhecida) para ser repórter, produtora e apresentadora de TV. Para seu conhecimento, tive programa de TV sobre turismo por sete anos na rede Record (RIC TV no Paraná), na TV Cidadão, e fui repórter social de um programa na CNT, além de ser colunista e articulista de jornais e sites. Enfim, o que gostaria que o senhor ilustre deputado, sortudo de 13.016 votos, prestasse atenção é neste esclarecimento abaixo.
4. Ilustríssimo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), o fato de gostarmos de sexo eu de sexo “natural” de acordo com minha biologia, minha identidade sexual (hétero), e o senhor de gostar de sexo anal (homo) de acordo com sua orientação sexual, não nos dá respaldo científico para falarmos de sexualidade em uma audiência, já que gosto pessoal é subjetivo. Sendo assim, incorremos no risco de não sermos imparciais, e apenas estarmos pautados em nossa militância e induzir ao erro.
5. Porém, o fato de ser que vos fala, que o senhor tentou de forma covarde descaracterizar, bacharel em psicologia, com título de psicóloga, especialista em saúde mental e com vários cursos de extensão em sexualidade do adolescente, infantil, psicologia da sexualidade, drogas, transtornos, com experiência inclusive internacional na área, como por exemplo, no Mount Sinai medical Center (em Nova York –U.S. A) no setor settlement health & medical services, onde conheci e aprendi acerca da prevenção e enfrentamento as DSTS e AIDS, me dá respaldo sim senhor para estar presente em qualquer audiência sobre o tema.
6. O que me respalda também e gostaria de esclarecer ao ilustre deputado (BBB), é que tenho outras experiências na área que talvez possa lhe interessar como, por exemplo, meu trabalho como coordenadora de um serviço pioneiro no Paraná de prevenção e informação SEI-Drogas/DSTs/AIDS na cidade de Araucária/PR por cerca de dois anos, que pelo pioneirismo e sucesso do meu trabalho fui convidada a ser palestrante no primeiro congresso de sexualidade humana do Estado do Paraná. Além de ter sido pioneira, senhor deputado, em campanhas de prevenção à AIDS que envolviam show e artes, bem como visitas à casa de prostituição, com palestras e distribuição de camisinhas. Inclusive, no primeiro show que organizei e idealizei no Paraná, homenageamos o cantor Cazuza que faleceu vítima do Vírus da AIDS, convidando sua mãe Lucinha Araújo para receber esta que foi uma das primeiras homenagens a seu filho vitimado pela AIDS.
7. Como pode observar já estou na luta contra a discriminação, pela prevenção, e enfrentamentos às drogas e AIDS, não de forma militante e sim profissional. Há muitos anos, desde 1995 até nos dias de hoje, nunca me promovi com estas questões por se tratar de sofrimento alheio.
8. Mas o que mais interessa em toda minha experiência na área da sexualidade é exatamente minha experiência profissional de prática em consultório e grupos terapêuticos por mais de mais de 15 anos, com pacientes com as mais variadas co-morbidades e transtornos psíquicos, inclusive com sua orientação sexual. (1996 a 2012)
Como pode observar e confirmar, senhor deputado (de 13016 votos), com apenas uma parte pequena de minha experiência profissional afirmo ao senhor que sim, tenho capacitação, capacidade, competência e experiência para estar em qualquer audiência pública, discutindo sobre esse e qualquer assunto da minha área, que é muito mais ampla.
Agora vamos ser francos com toda a “encheção” de linguiça de seu Curriculum Lattes, ainda não consegui entender, academicamente falando, já que a questiona tanto, o que o senhor estava fazendo na audiência publica sobre resolução do CFP. Pois o seu respaldo científico na área é completamente NULO, ZERO. Como profissional não entendo, o que uma pessoa formada em letras (um curso louvável) tem haver com psicologia mesmo? E ousa criticar profissionais sem base teórica e ou científica alguma na área de psicologia. O senhor não acha no mínimo antiético? De péssimo tom, criticar o que não conhece? Isso prova como sua carreira política está pautada em uma série de ataques falaciosos, visando claramente difamar e não permitir contraditório. Me parece falta de tolerância e frustração. Ou é prazer de ofender quem não defende suas ideias? Preconceito e intolerância? Me parece arrogância e falta de educação.
O que mais me incomoda em tudo isso é ser desrespeitada por um deputado, que levou a sorte de com apenas 13.016 mil votos assumir uma cadeira de deputado, estar em uma audiência usando de imunidade parlamentar para tentar desconstruir a credibilidade de profissionais, como tentou fazer conosco, como tem feito de forma irresponsável. O senhor deveria ser processado, não tem limites, freio, censura; noção de ridículo, para ser mais exata. E assumo, minha tolerância nestes casos é zero.
Um alerta faço ao senhor, digníssimo deputado, vossa excelência deveria ter vergonha de incitar ódio e promover guerra e preconceito contra outras religiões como faz claramente com cristãos evangélicos e católicos. Fui procurar saber de onde vem este ódio que o senhor destila contra nós, e entendi que o senhor é apenas um proselitista religioso que defende sua religião, o candomblé (nada contra conheço pessoas boas e éticas que praticam candomblé, também). Mas me pergunto como um deputado que tem um discurso de liberdade religiosa pode promover uma vergonhosa perseguição religiosa. Cadê a liberdade religiosa e direitos humanos deputado? Liberdade de expressão?
Com todo respeito vou te ensinar algo que aprendi com a nossa presidenta Dilma Rousseff: “Direitos Humanos não podem ser usados como bandeira ideológica das minorias contra as maiorias” Direitos humanos, digníssimo deputado, é para todos.
Outra lição que quero lhe ensinar é a gratidão. Não podemos “cuspir no prato que comemos”, coloque no seu currículo Lattes, na parte artística pelo menos, sua passagem pelo BBB. Pois foi lá que o senhor ficou conhecido, e é o que se tornou. Temos que ser agradecidos a quem nos estendeu a mão.
Quero dizer ao senhor deputado que vou seguir sua orientação, e assim que tiver tempo colocarei sim meu currículo na plataforma Lattes. Entendi que é importante para me defender de pessoas como o senhor, que a usa com instrumento para tentar desconstruir um profissional como arma de defesa. Mas te peço, com todo respeito, tenha um pouquinho de “semancol” e perceba que o senhor é um zero à esquerda na área. Impossível que seu oportunismo tenha lhe cegado. Ciência do comportamento, deputado, é coisa séria. Não cabe malabarismos.
Aproveite a chance que DEUS te deu de ser deputado com o milagre de seus poucos 13016 votos e faça o bem sem olhar a quem. Pare de incitar ódio contra os cristãos. O senhor é deputado e tem o dever de proteger a nação. Sua atitude só escandaliza e promove guerra. Seja adulto, se coloque no seu lugar de deputado do povo, lute pela sua causa de forma digna, pare de perverter discursos e realidades a favor de seu ego. Ser oportuno, deputado, é bom, mas ser oportunista é vergonhoso e nesta audiência fiquei assustada com o seu comportamento desequilibrado e comsua maldade em perverter a realidade para perseguir e ridicularizar nossa gente. Lamentável.
Deus te abençoe, e que a paz que excede todo entendimento possa entrar em seu coração e o fazer perceber o quanto suas atitudes têm promovido alienação, indução ao erro, guerra e não paz.
Para o ilustre deputado deixo uma palavra: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is.55:6
Marisa Lobo, psicóloga com a Graça de DEUS.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Comercial da Nike com Neymar e Anderson Silva nega Deus: “Pensar que grandeza é só para os escolhidos é o que te paralisa”


Um vídeo lançado recentemente pela Nike trata de maneira negativa a conhecida frase “Deus é brasileiro”. No vídeo, lançado no canal da empresa no Youtube, são mostradas várias cenas de atletas praticando esportes ou treinando e uma narração acompanha as imagens desenvolvendo a ideia de que as conquistas vem exclusivamente do esforço pessoal e não de uma “força mágica ao nosso redor”.
Comercial da Nike com Neymar e Anderson Silva nega Deus: “Pensar que grandeza é só para os escolhidos é o que te paralisa”- Faz tempo que a gente fala que Deus é Brasileiro, que não é a gente que traça nosso destino – afirma o vídeo, intitulado “Nike: Encontre Sua Grandeza”, que continua falando que na verdade a “grandeza” não “vem de cima”, mas sim do nosso esforço e vontade.
Utilizando a imagem de atletas consagrados como Neymar e Anderson Silva, o vídeo dá também uma conotação negativa ao termo “escolhido”, geralmente usado no contexto religioso para se referir a pessoas que teriam sido destacadas por Deus para uma determinada tarefa. De acordo com o texto do comercial, esse pensamento é o que paralisaria as pessoas de irem atrás de sua própria grandeza.
Veja o vídeo na íntegra.
Parte do texto narrado no comercial foi também publicado no site da empresa, com o título “Manifesto da Grandeza”:
Faz tempo que a gente fala
Que Deus é Brasileiro.
E que não é a gente
Que traça o nosso destino.
A real é que Grandeza
Não é um presente que
Cai no colo.
Porque Grandeza
Não vem de cima.
Vem do nosso esforço.
Do nosso suor.
E da nossa vontade
De ir atrás dela.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Globo cobrará cerca de R$ 80 mil por cada comercial de 30 segundos nos intervalos do Festival Promessas 2012


A Rede Globo divulgou para seus anunciantes os valores para a inserção de publicidade em dois de seus programas especiais da grade da emissora para o fim de ano, são eles o “Festival Promessas 2012” e “Roberto Carlos Especial”.
Globo cobrará cerca de R$ 80 mil por cada comercial de 30 segundos nos intervalos do Festival Promessas 2012Para anunciar no conhecido show de música gospel da emissora global o interessado terá que desembolsar R$79,6 mil para que a publicidade de seu produto seja inserido no ar por 30 segundos em um dos vários comerciais do programa. O valor, tabelado pela emissora, é o mesmo que é cobrado para publicidade no programa semanal “TV Xuxa”, de acordo com informações da coluna Outro Canal e do F5, ambos da Folha.
Diferente da Rede Record que teve uma marca de cerveja como patrocinador-master de uma de suas séries bíblicas, não foram anunciados ainda se haverá este tipo de cota de publicidade no Festival Promessas 2012, diferente do especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos que possui quatro cotas de patrocínio no valor de R$1,3 milhões cada.

Sobre o Festival Promessas 2012

O Festival Promessas será gravado no dia 8 de Dezembro no Campo de Marte em São Paulo, sendo exibido pela Rede Globo para todo o país no dia 15 de Dezembro. Alguns dos cantores confirmados são Fernandinho, André Valadão, Diante do Trono, Thalles Roberto, Aline Barros e Cassiane. A primeira edição do evento contou com pouco público durante a gravação mas com uma grande audiência na transmissão pela TV.
O Festival Promessas já está confirmado também para ser realizado em 2013.
Por Renato Cavallera, para o Gospel+

Seita mostrada no Fantástico prega que Jesus está entre nós e nasceu no Peru; Membros estariam envolvidos com tráfico para o Brasil. Assista na íntegra


Acusações de envolvimento com o narcotráfico e peculiaridades, como ensinamentos de que Jesus já voltou e nasceu peruano, são características da seita “Associação Evangélica da Missão Israelita do Novo Pacto Universal”, que foi tema de uma reportagem especial do programa Fantástico, da TV Globo.
Na reportagem, foram apresentadas particularidades da doutrina e liturgia da seita, que embora silenciosa, já alcançou seguidores em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, e também os Estados Unidos.
Para os “israelitas”, como são conhecidos, os homens não devem cortar o cabelo ou a barba, e as mulheres, devem ser completamente submissas a seus maridos. Todos eles se vestem com roupas típicas dos tempos de Jesus e creem que Ezequiel Jonas Molina, filho de Ezequiel Gamonal, fundador da seita, é a reencarnação do Cristo.
A base e principal ramificação da seita fica numa região próxima à tríplice fronteira entre o Peru, Brasil e Colômbia.
A seita atraiu os holofotes da mídia ao levantar a suspeita na Polícia Federal de que, membros dos “israelitas” estariam envolvidos com o plantio e processamento de cocaína que é traficada para o Brasil.
De acordo com a reportagem, nos últimos cinco anos o plantio de coca em território peruano, próximo à fronteira com o Brasil, tem oscilado entre 50 e 100 toneladas, e para a Polícia Federal, há a ligação de membros da seita “israelita” com o tráfico: “Não há como dissociar essa seita e seus integrantes, que moram naquela região, da produção, do plantio e da colheita das folhas de coca. Então realmente a gente, deduz, e deduz com muita segurança, que aquelas famílias hoje vivem do plantio de coca. Infelizmente”, afirmou Sérgio Fontes, superintendente da Polícia Federal no estado do Amazonas.
Ouvido pela reportagem, o pastor Silas Malafaia – que é vice-presidente do Conselho de Pastores do Brasil – afirmou que muitas seitas só se tornam conhecidas pelas maiores lideranças evangélicas do país quando atraem a atenção de alguma forma: “Existem mais de mil ramificações com nomes evangélicos, então é muito difícil, até para nós que estamos em uma entidade associativa, saber direitinho quem é quem. A não ser quando aparece, apontam um escândalo, uma denúncia, aí nós tomamos uma providência”.
Um dos membros da seita, Demóstenes Alarcón Zamora, afirmou que as pessoas que se envolvem com o tráfico de drogas podem até fazer parte do grupo, mas não foram transformadas pela mensagem da seita: “Gostaria de esclarecer para a Globo Brasil: israelita não participa da plantação de coca. Alguns podem ter cabelo grande e barba, mas só na aparência, pois não são israelitas de coração”, pontua.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+