domingo, 25 de maio de 2014

O Cristão deve se envolver na Política?

O que mais ouço quando falam de política e cristianismo é: política não é de Deus. E quando algum cristão entra para a política, logo é taxado de maneira pejorativa como se quisesse levar vantagem em se eleger.
O grande problema é que dizemos que política é do diabo, e os “bons” não se envolvem deixando justamente para que os maus governem. Os cristãos acham que mudarão o mundo de olhos fechados e mãos levantadas trancados em suas igrejas, enquanto isso, crianças são abusadas sexualmente em todo o país, dinheiro que deveria ser empregado em saúde e educação é desviado por corruptos para obras superfaturadas, professores são mal pagos e a policia hoje é mais vista como agressora do que protetora.
Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado. Salmo 140:12
Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Salmo 72:13
Infelizmente, os cristãos tem se envolvido de forma errada na política, para defenderem apenas suas próprias causas, porém Deus nos chama a olhar para o pobre e aflito, para defender o direito do necessitado.
Somos chamados a pregar um evangelho para o homem todo. Muitos pregam apenas algo espiritual, porém o Pai Nosso nos direciona a dizer: Venha o Teu Reino. Somos chamados a implantar o Reino de Deus aqui, através de nós.
Devemos pregar a salvação, mas ao mesmo tempo, é impossível oferecer o pão espiritual, se as pessoas estiverem morrendo de fome. Quando Hitler começou sua batalha por conquistar o mundo, um homem se envolveu na política afim de destronar este cruel assassino. Aquele homem foi Dietrich Bonhoeffer, um pastor luterano, que fez parte da resistência alemã, e não se rendeu ao nazismo, antes lutou com todas as suas forças para que o nazismo fosse extinguido. Foi preso e morto por enforcamento pouco antes de Hitler se suicidar. Um pastor que viveu o evangelho e agiu politicamente colocando em prática aquilo que cria.
Martin Luther King Jr dizia: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. Martin Luther King era um pastor protestante que ao ver como os negros eram discriminados e considerados inferiores nos Estados Unidos, se envolveu em um Movimento dos Direitos Civis dos Negros com uma campanha de não violência e amor ao próximo. Mostrando que todos somos iguais perante Deus e foi o homem mais jovem a conquistar o Prêmio Nobel da Paz, pouco antes de ser assassinado. Seu discurso mais famoso era: Eu tenho um sonho…
Willian Wilberforce foi um parlamentar inglês, que se sentia chamado por Deus para ser pastor. Quase abandonou a carreira política, porém Deus não o permitiu e o direcionou a servi-lo no parlamento e Willian lutou por toda a sua vida contra a escravidão na Inglaterra. Foi o líder do movimento abolicionista do tráfico negreiro e lutou contra isto quando era uma forte comércio na Inglaterra. Durante 20 anos, ano após ano tentou a abolição, até que em 1807 conseguiu aprovar no parlamento o Ato contra o Comércio de Escravos, sendo aplaudido de pé por todos presentes.
Deus nos chama a uma causa. Não dos evangélicos, mas dos aflitos, dos oprimidos, dos pobres, daqueles que precisam de representantes que os defendam! Não devemos ter segregação em nosso país, devemos ter políticos que amem uma causa e estejam dispostos a morrer por ela, assim como estes homens estiveram dispostos. Eles não são lembrados como pastores, mas como homens que dedicaram suas vidas na política fazendo a diferença no curso da história.
Não adianta falar mal do dinheiro mal empregado em estádios da Copa e na época das eleições votar da mesma maneira displicente de sempre, onde nunca lembra em quem votou para deputado federal. Onde não analisa propostas e nem o histórico dos candidatos.
Falar mal não mudará a situação, primeiro mude sua atitude e seu voto poderá mudar. Seja um agente de mudança na história do nosso país e não apenas mais uma vítima que só reclama da vida.
A questão não é não se envolver na política. A questão é se envolver da maneira certa. Com o coração voltado para Deus. Visando glorificar a Deus em todas as áreas da sociedade. Isto é ter uma cosmovisão cristã adequada e bíblica.
Por Daniel Simoncelos
"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de Daniel Simoncelos

Por 

Twitter: @DaniSimoncelos. Economista por profissão, Pregador por vocação, Blogueiro por Diversão. Um pecador que foi salvo pela graça de Deus. Crê que seu chamado é para falar do amor daquele que o salvou para todos aqueles que quiserem ouvir de todas as maneiras que ele puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário