sexta-feira, 8 de julho de 2011

Adorando em espírito e em verdade

Adorando em espírito e em verdade


Texto base: João 4:23,24
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Em espírito
O que significa adorar a Deus em espírito? Jesus afirma que Deus é espírito, e por isso seus adoradores devem adorá-lo em espírito.
Precisamos entender, é que o homem carnal não pode relacionar-se com Deus. A mente natural não consegue entender Deus.
Antes de reconhecermos a Jesus como Filho de Deus, o Salvador, estávamos totalmente mortos espiritualmente. Éramos como uma lâmpada apagada, desconectada da tomada.
Foi por intermédio da morte de Jesus em nosso lugar que recebemos a vida em nosso espírito. Somente depois de abraçarmos essa salvação, fomos vivificados. O fio foi reconectado, e agora, estamos ligados à fonte de luz. Nascemos de novo.

Uma pessoa pode ir à igreja, pode aprender a cantar as músicas, fazer orações bonitas, mas ela não conseguirá ter um relacionamento com Deus, se verdadeiramente não tiver tido um encontro com Jesus e nascida de novo. (não é porque nasceu num lar evangélico-Samuel no templo c/ Eli)
Ela pode ser uma pessoa religiosa, mas sem conhecimento pessoal de quem é o Senhor, ela não consegue ser um verdadeiro adorador, porque ainda não nasceu de novo. O nascer do Espírito é exatamente o agir vivificador do próprio Espírito de Deus em nosso espírito. Isso é nascer de novo. Esse é o primeiro passo para que alguém se relacione com o Pai.
Você já nasceu de novo? Você já se arrependeu de seus pecados, enterrando sua velha maneira de viver? Você tem uma nova vida em Cristo? Se sua resposta for sim, então, agora você pode entrar pelo caminho novo e vivo, aberto pelo sangue de Jesus. O Pai está esperando você no Santo dos Santos para receber sua adoração.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. II Coríntios 5:17

Em verdade

Se Jesus falou sobre uma verdadeira adoração, é porque existe uma adoração falsa. Se há os verdadeiros adoradores, então também existem os adoradores falsos. Por isso, o Pai está procurando os que são verdadeiros, e não imitações.
Quando nos aproximamos de Deus, precisamos ter em mente o fato de que a ele não podemos enganar. Se já somos nascidos de novo, é preciso agora avaliar se o estamos adorando “em verdade”.

Aquilo que não é verdade é mentira. Não podemos diminuir a verdade. Não existe meio termo. Ou é ou não é.


Já disseram que as piores mentiras dos crentes estão nas letras de suas músicas. Isso, infelizmente, é verdade, pois muitas vezes cantamos o que não vivemos.

Confessamos ao Senhor que ele é tudo o que mais queremos, que é o desejado de nossas almas e que somos insaciáveis por sua presença. Mas se não encontramos tempo para estar a sós com ele, se não sacrificamos nada em prol de nosso relacionamento com o Pai, o que são aquelas palavras senão mentiras? Palavras vazias, sem conteúdo. Deus sabe se estamos mentindo ou falando sinceramente. Em meio a uma grande multidão, Deus sonda os corações. Ele procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

Sabemos que a nossa adoração não se limita às canções que entoamos. Ela é o nosso estilo de vida. Por isso, se com minha maneira de viver não adoro a Deus, estou mentindo.

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. I João 2:6
Deve ter as marcas de Jesus, Paulo era um adorador, que tinha as marcas de Jesus, ele disse em Gálatas 6:17, agora pois ninguém me inquieta, pois trago em meu corpo as marcas de Cristo.

Infelizmente, nós cristãos temos sido reconhecidos mais pelo que não fazemos do que pelo que fazemos ou que somos.


Se perguntarmos como se identifica um crente, logo ouviremos que é aquele que não bebe, não fuma, não joga, não fala palavrão, mas será que é isso que Deus espera do seu povo? Isto não são atributos, é obrigação.
Quais são as marcas de que Paulo está falando e que devem ser vistas em nossas vidas?
As marcas que nos identifica como um verdadeiro adorador.
Adoração é algo que se adquire através de experiência, de relacionamento com Jesus.

UM ADORADOR É CONHECIDO ATRAVÉS:

1. O PROCEDIMENTO – II Reis 4:8, 9 – o procedimento de Eliseu toda vez que se encontrava com aquele casal fez ele concluir que ele era um santo homem de Deus. O santo homem de Deus não precisa divulgar suas marcas. Elas são vistas pelas pessoas.

2. A MANEIRA DE FALAR – Mateus 26:73, 74 –Pedro foi reconhecido pela sua maneira de falar como sendo um dos que estavam com Jesus. Aquele que anda com Cristo obrigatoriamente tem sua maneira de falar mudada.Fala como adorador.

3. A INTREPIDEZ EM ANUNCIAR O EVANGELHO – Atos 4– até as autoridades admiravam-se dos discípulos, Pedro e João, que apesar de não terem estudo, de serem iletrados, ameaçados de morte, anunciavam a salvação em Jesus Cristo, eles estiveram com Jesus. Eles tinham as marcas de Cristo, eram adoradores.

4. O AMOR – João 13:35 o adorador é conhecido porque ama uns aos outros– o amor é a marca do cristão. Nada do que fizermos ou falarmos terá efeito algum em nos identificar como cristãos a não ser que tenhamos um amor profundo pelo nosso próximo. Tanto por aqueles que estão conosco na Igreja como por aqueles que estão nas trevas, sem a salvação. Deus á amor e exige de nós que tenhamos o mesmo amor para com nosso irmão se quisermos ser adoradores.

Estamos chegando ao fim da história, onde os verdadeiros adoradores deverão apresentar suas marcas. Chega de blá, blá, blá. Chega de tentarmos fingir que somos adoradores. É tempo de recebermos as marcas de Cristo e isso só é possível andando com ele e tendo um compromisso com ele.



Mateus 7:21-23″Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

O crente não é aquele que apenas diz ser. O cristão é aquele que pratica o evangelho.
Não é “fazer de conta“, ou somos verdadeiros ou falsos.
Algumas pessoas interpretam erradamente os textos bíblicos e começam a praticar ações desmedidas em nome da espiritualidade.
Grita, salta, pula , rodopia ,rola pelo chão, nada disso traduz espiritualidade e nem deve ser considerado a verdadeira prática do evangelho.

Ser diferente é dar testemunho, com suas palavras e com suas ações, demonstrando que Cristo é o Senhor da sua vida. É rejeitar o erro e a mentira, renunciando o mundo e apegando-se ao bem e à verdade, que é Cristo Jesus.

Conclusão


Em suas palavras, Jesus deixou bem claro, que Deus não está a procura de crente, de seguidor, de religioso, de membro de carteirinha, (já vi pessoas se gabando: Agora tenho uma carteirinha, só tem carteirinha…

Não podemos esquecer que Deus está à procura é dos verdadeiros adoradores, daqueles que o adoram em espírito e em verdade.
Será que ele pode achar em nós, um verdadeiro adorador? Será que temos buscado ser um verdadeiro adorador através de nossa conduta diária e não apenas aqui culto?
*** Devemos entender que a adoração é mais do que um momento de cânticos, mais do que alguns dias da semana na igreja, mais do que estar ou não à frente com microfone ou instrumentos em mãos, mas um estilo de vida. Adoração é mais do que música, é atitude, é vida, é compromisso, é renuncia, é conduta, é intimidade e é relacionamento com Deus.

(23) más a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espírito e em verdade….


A hora é agora, comece hoje sendo verdadeiro, trazendo em si as marcas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário