terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Líderes mundiais reagem ao anúncio da renúncia do papa Bento 16


Rabino chefe israelense Yona Metzger elogiou diálogo inter-religioso promovido por Bento 16 e presidente francês, François Hollande, disse que decisão 'precisa ser respeitada'

Líderes mundiais reagiram nesta segunda-feira (11) ao anúncio feito pelo papa Bento 16 , de queapresentará sua renúncia em 28 de fevereiro . O papa informou sobre sua decisão em um encontro de cardeais realizado no Vaticano. Ele enfatizou que o cumprimento dos deveres de um papa - líder de mais de um bilhão de católicos pelo mundo - requer "vigor tanto da mente quanto do corpo".
Reuters
Papa Bento 16 desembarcou em Beirute, no Líbano (foto de arquivo)

Em 2010, Bento 16 já havia dito que um papa deveria renunciar caso sentisse não estar em condições para cumprir suas tarefas. O irmão do papa, Georg Ratzinger, afirmou que Bento 16 já estava considerando renunciar havia meses e que a idade 'está pesando' sobre ele.
A decisão abre caminho para a realização de um conclave que elegerá um novo papa antes do final de março. Os seus possíveis sucessores incluem o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, o cardeal Cristoph Schoenborn, arcebispo de Viena, e o cardeal Marc Ouellet, cardeal chefe do gabinete de bispos do Vaticano.
Saiba mais sobre a repercussão da renúncia do papa pelo mundo:
Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que gostaria de enviar seu "apreço e orações" ao papa Bento 16. "Michelle e eu nos lembramos com carinho da nossa reunião com o papa em 2009 e eu tenho muito apreço por nosso trabalho juntos nesses últimos quatro anos", afirmou Obama, em comunicado. "A Igreja tem um papel crucial nos Estados Unidos e no mundo e eu desejo o melhor àqueles que se reunirão em breve para escolher o sucessor do Papa Bento 16." 
Israel
O rabino chefe israelense Yona Metzger elogiou o diálogo inter-religioso promovido por Bento 16 e disse que as relações entre Israel e o Vaticano nunca foram melhores. "Durante seu período tivemos as melhores relações da história entre a igreja e a chefia do rabinato e esperamos que essa tendência continue", disse um porta-voz. "Eu acho que Bento 16 merece muito crédito por avançar nos elos inter-religiosos no mundo entre judaísmo, cristianismo e islamismo."
Metzger também desejou ao papa "boa saúde e longos dias", segundo o porta-voz.
Alemanha
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que tinha um "profundo respeito" pela decisão de Bento 16 em renunciar ao cargo. O atual papa nasceu na Alemanha.
"Como chanceler, eu agradeço ao papa Bento 16 por seu trabalho e desejo a ele do fundo do meu coração tudo de melhor nos próximos anos", disse.
Merkel, que é protestante, saudou os esforços do papa de promover um diálogo com outras religiões.  Ela disse que o papa "alcançou judeus e muçulmanos". "Bento 16 é e continuará sendo um dos mais importantes pensadores religiosos de nosso tempo."
Mais cedo, o porta-voz do governo alemão disse que estava "comovido e tocado" pela surpreendente renúncia do papa. "Como um cristão e um católico, não posso deixar de me comover e me sentir tocado com isso", disse o porta-voz do governo Steffen Seibert em uma conferência de imprensa de rotina.
"O governo alemão tem o mais alto respeito pelo Santo Padre, pelo que ele realizou e por suas contribuições ao longo de sua vida à Igreja Católica. Ele tem sido o líder da Igreja Católica por quase oito anos e deixou uma marca muito pessoal como pensador e líder da Igreja, e também como pastor. Quaisquer que tenham sido as razões para esta decisão, ela precisa ser respeitada", disse Seibert.
França
O presidente francês, François Hollande, disse que a decisão do papa precisa ser respeitada. "Eu não tenho nenhum comentário especial para fazer sobre essa decisão, que é eminentemente respeitável", disse Hollande acrescentando que a França "saúda o papa por sua decisão".
Reino Unido
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que Bento 16 "será lembrado como o líder espiritual de milhões".
União Europeia
O pontificado do papa Bento 16 foi "curto, mas muito difícil", disse o presidente do Conselho da União Europeia, Hernam van Rompuy, em mensagem de poucas linhas divulgada em Bruxelas, na Bélgica. "Respeito profundamente a decisão do papa Bento 16, especialmente tendo em conta que não está em linha com a tradição", declarou.
Com AP, Reuters, Agência Estado e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário