terça-feira, 11 de junho de 2013

Rússia aprova lei que pune "propaganda homossexual"

A lei aprovada também reprime "ofensas aos sentimentos religiosos"


Defensores dos direitos dos homossexuais se beijam em frente ao parlamento russo


Defensores dos direitos dos homossexuais se beijam em frente ao parlamento russo: 20 pessoas foram detidas nesta terça-feira confrontos entre militantes gays e partidários da lei 
Moscou - Os deputados russos aprovaram nesta terça-feira duas leis que punem qualquer ato de "propaganda" homossexual em frente a um menor e que reprime "ofensas aos sentimentos religiosos", criticadas pelos defensores dos direitos humanos.
A lei contra a propaganda gay foi aprovada pela Câmara Baixa do Parlamento (Duma) por 436 votos a favor, uma abstenção e nenhum voto contra.
Após os primeiros debates em janeiro, muitas emendas foram apresentadas e seu título modificado, com a substituição do termo "homossexualidade" por "relações sexuais não-tradicionais".
"Independente dos termos utilizados na lei, continua a ser uma discriminação e violação aos direitos" dos LGBT (lésbicas, gays, bi e transexuais), denunciou a organização Human Rights Watch em um comunicado.
"As relações sexuais tradicionais são relações entre um homem e uma mulher", declarou ao iniciar os debates nesta terça-feira a deputada Elena Mizoulina, do partido Rússia Justa e co-autora do texto.
"Estas relações precisam ser protegidas pelo governo", acrescentou.
Segundo a lei, uma pessoa física pode ser obrigada a pagar de 4.000 a 5.000 rublos em multa (100 a 125 euros), uma pessoa de autoridade pública de 40.000 a 50.000 rublos e uma entidade jurídica de 800.000 a um milhão de rublos.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário