sexta-feira, 24 de maio de 2013

Parlamento turco aprova lei contra bebidas alcoólicas entre fortes protestos

A lei proíbe a venda de bebidas alcoólicas das 22h às 6h, além de proibi-la em todos os horários em locais que ficam a menos de 100 m de instituições de ensino e mesquitasAP Photo/Osman Orsal
O Parlamento turco aprovou nesta sexta-feira (24) uma lei para limitar o consumo de bebidas alcoólicas no país, a qual gerou fortes protestos da oposição laica que acredita as restrições fazem parte de uma islamização da sociedade turca por parte do governo.
A nova lei proíbe a venda de bebidas alcoólicas das 22h às 6h, além de proibi-la em todos os horários em locais que ficam a menos de 100 metros de instituições de ensino, mesquitas e outros templos religiosos.
A propaganda de bebidas alcoólicas também foi proibida em séries televisivas, filmes e vídeos, assim como em qualquer outro meio de comunicação.
Entre os motoristas, o consumo permitido também foi reduzido, de 1% para 0,5% de nível de álcool no sangue.
Os deputados da oposição denunciam que essa lei faz parte de outras adotadas a partir de princípios religiosos e conservadores, com as quais, segundo eles, o governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, querem mudar a vida da população.
O AKP tem uma orientação islâmica moderada, enquanto o Islã proíbe o consumo de bebidas alcoólicas.
Alguns políticos opositores também ressaltaram o efeito negativo que a medida trará para o setor do turismo, já que os visitantes também não terão benefícios perante a nova lei, enquanto outros advertiram que o país não sofre com o problema de alcoolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário