domingo, 8 de setembro de 2013

Deputado Jean Wyllys atribui o aumento do número de jovens com AIDS à homofobia

Relatório recente do Ministério da Saúde mostra que vem aumentando o número de jovens homossexuais com aids


O ex-BBB e deputado federal Jean Wyllys – gay assumido – participou nesta quinta-feira (1/dez), ao vivo, do programa Manhã Maior da Rede TV  como convidado do quadro Perfil. O parlamentar  que entrou para política  após ficar conhecido por sua participação no reallity show BBB, exibido pela Globo, em 2005, defende no plenário projetos de lei relacionados aos homossexuais.
Para o parlamentar, um dos motivos do aumento dos casos de jovens infectados com o HIV é homofobia:

‘’Tem crescido o número de jovens gays entre 14 e 24 anos infectados pelo HIV e isso faz parte da homofobia, porque a homofobia destrói a relação de autoestima do jovem consigo mesmo. O jovem gay não tem modelos de afeto na publicidade, na TV. Ele não vê o beijo representado, então vai viver uma sexualidade clandestina. Portanto, um sujeito vulnerável à infecção. O crescimento da infecção por HIV nesses jovens tem a ver com a homofobia”.
De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira, dia 28/nov, a presença do vírus HIV em jovens homossexuais entre 15 e 24 aumentou entre 1990 e 2011. Há 21 anos, 25,2% dos homens nesta faixa etária infectados com o vírus da aids faziam sexo com outros homens. Esse percentual quase dobrou este ano, atingindo 46,4%.
“Estamos buscando entender os aspectos de vulnerabilidade dos jovens gays, e quando falamos neles, também temos que falar dos travestis. Temos uma preocupação específica com isso, com entender a vulnerabilidade desse setor. Achamos que para esse público não falta conhecimento: 95% deles sabem que a melhor forma de prevenir a aids HIV é a camisinha”, afirmou Padilha, Ministro da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário