sexta-feira, 18 de maio de 2012

Israel ajudará os palestinos em caso de terremotos


Segundo informações publicadas em Israel en Línea, em caso de terremotos, Israel acolherá igualmente a israelenses e palestinos num centro de distribuição de ajuda da ONU, para que ambos recebam assistência do exterior. A decisão foi tomada após os tremores de 5,5 na escala Richter que sacudiram Israel e Judeia e Samaria (nome bíblico da região denominada Cisjordânia).
O diretor-geral do ministério da Defesa Civil de Israel, Alon Rozen, disse que o trabalho de cooperação é necessário, já que “os palestinos não têm os meios suficientes para enfrentar um desastre por conta própria”.
A única dificuldade de aplicação dessa medida estaria em Gaza, onde a administração do Hamas é hostil ao Estado judeu.
“Por essa razão Israel, que mantém um bloqueio marítimo à Faixa de Gaza e permite um tráfego comercial por meio das fronteiras terrestres, manteve discussões preliminares internas sobre a maneira de prestar assistência em caso de emergência”, disse Rozen.
O último tremor de grande repercussão ocorreu em 1927, ocasionando a morte de centenas de pessoas, e esses tremores tendem a se repetir a cada 80 ou 90 anos.
Um funcionário da ONU confirmou a coordenação do centro de distribuição de ajuda com Israel. Os palestinos não realizaram nenhum comentário imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário