sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nerd cristão é recordista de edições na enciclopédia online Wikipédia


O recordista em edições na Wikipédia, popular enciclopédia online, é o americano Justin Knapp. Ele se descreve um cristão radical, e tem entre seus tópicos mais preferidos para edição os de política e religião. Knapp afirma ainda que defende a paz, a liberdade de expressão e controle de armas.
Knapp já chegou a mais de 1 milhão de edições em sete anos. Ele começou oficialmente no início de 2005 e afirma ficar até 16 horas por dia editando. “Às vezes passo dois ou três dias sem entrar no site, mas, quando estou desempregado -como agora-, chego a passar 16 horas fazendo edições. Em média são cerca de quatro ou cinco horas por dia”, conta.
“Meu objetivo era adicionar conteúdo sobre o Saara Ocidental, um grande interesse meu. Editar artigos é muito relaxante e uma forma de expressar meus valores”, explica o editor, falando das motivações que o levam a dedicar tantas horas a esse trabalho voluntário na enciclopédia online.
Knapp contou de sua experiência com a Wikipédia em uma entrevista ao jornal Floripa, ocasião na qual aproveitou para elogiar a abertura do escritório no Brasil afirmando: “Eu acho que escritórios locais são excelentes. Eles podem se comunicar diretamente com a comunidade regional e obter subsídios. Sei que esse foi o caso na Alemanha, onde há uma comunidade muito ativa da Wikipédia graças ao escritório montado pela entidade lá”.
O editor conta que esse trabalho não refletiu em propostas de emprego, mas que pôde receber um trabalho curto na enciclopédia Britânica e ganhou um dia somente dele na Wikipédia, o “Justin Knapp Day”. A data em homenagem a Knapp é o dia 20 de abril, e foi decretada pelo fundador do Wikipédia, Jimmy Wales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário