sexta-feira, 25 de maio de 2012

Autoridade Palestina Mahmoud Abbas ameaça ir à ONU para declaração do Estado palestino sem negociar com Israel



Após Israel negar as pré-condições estabelecidas pelos palestinos para a volta à mesa de negociações, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ameaçou novamente buscar na ONU o reconhecimento do Estado palestino. A medida seria unilateral, ou seja, não haveria mais negociações com os israelenses e a ONU decidiria positivamente ou não o estabelecimento do Estado da Palestina.
As pré-condições estabelecidas pelos palestinos para retorno às negociações são:
  • Interrupção completa da construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia (Judeia e Samaria);
  • Reconhecimento das fronteiras anteriores a 1967 com “algumas trocas de terras”
Mahmoud Abbas reiterou que não reconhece Israel como Estado judeu e disse que a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), ao assinar os Acordos de Oslo, havia reconhecido Israel. “Não aceitamos reconhecer algo chamado ‘Estado judeu’. Por que não foi tratado esse tema quando Israel negociou com a Jordânia e o Egito?”, perguntou. O líder palestino também acrescentou que a nova coalizão israelense tornou o governo de Netanyahu um dos mais poderosos da história de Israel. “Devido a essa força, deveria ter a capacidade de resolver o problema conosco. Mas a pergunta não é se é capaz, mas se realmente deseja”, destacou Abbas.
Agora, será que a declaração unilateral de um Estado palestino seria o ideal? Saiba mais a respeito! Confira 10 fatos sobre a determinação do Estado da Palestina sem incluir a negociação com os israelenses clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário